7/09/2008
Hipnose
Muitas pessoas estão se interessando pela hipnose clínica. No passado, somente pacientes com problemas psiquiátricos graves submetiam-se a este tipo de tratamento.
Mas hoje em dia a hipnose é amplamente usada para o tratamento de problemas clínicos físicos e psicológicos, tais como o tabagismo e o controle do estresse em trabalhadores de escritórios.
O tratamento com hipnose foi oficialmente aprovado para uso na medicina e cirurgia pela American Medical Association (AMA) em 1958, sendo introduzido na Coréia em 1987.
Cerca de cem neuropsiquiatras são membros da Sociedade Coreana de Hipnose Clínica (The Korean Society of Clinical Hypnosis) e empregam a hipnose no tratamento de problemas psicológicos. Eles observam que muitas pessoas equivocam-se a respeito da hipnose clínica. Parte da confusão a respeito da hipnose tem origem em muitos programas de TV que mostram apresentadores sob a influência da hipnose andando à esmo ou fazendo o que quer que as peçam para fazer.
Isto pode ser interpretado dessa forma: uma possibilidade é que eles estão “realmente hipnotizados”, ou estão apenas encenando, pois o trabalho deles é entreter os telespectadores. Infelizmente, a última alternativa é mais provável.
O segundo equívoco mais popular sobre a hipnose é que a pessoa, sob hipnose, com freqüência comporta-se de maneira estranha, independente de sua vontade.
Isto não é verdade. Em contrapartida, uma pessoa sob hipnose está num estado de consciência ou percepção.
O estado de hipnose é diferente daquele do sono, visto que a hipnose acontece quando o paciente está altamente concentrado e desperto.
A hipnose clínica não é sono, apesar de que algumas pessoas ficam tão relaxadas em transe a ponto de cair no sono.
O Dr. Byeon disse: “Os resultados do tratamento dependem dos métodos usados pelo especialista e da confiança dos pacientes em seu psiquiatra.” Acrescentou ainda: “Se o paciente é altamente hipnotizável e realiza a auto-hipnose, apenas uma sessão de tratamento pode ser o suficiente. Muitas pessoas procuram o tratamento com hipnose por diversas razões. A terapia com hipnose revela-se eficaz na redução da dor em doenças crônicas, câncer, ou desordens psiquiátricas, tais como ansiedade antes de exames, astrafobia, fobia de falar em público e estresse".
Geralmente, de dez a doze sessões são necessárias, mas algumas pessoas podem necessitar apenas de quatro sessões. O tratamento dura cerca de uma hora.
O Dr. Chae disse: “Esta terapia é útil para as pessoas que nos dias de hoje vivem sob muito estresse. Através da hipnose, elas podem de forma introspectiva buscar suas esperanças e seus sonhos, sendo capazes então de dar o próximo passo na jornada para tornar seus sonhos realidade.”