5/18/2013

Motivação

CORRIDA PELA MOTIVAÇÃO - Revista "The Finisher"
*Prof. João Ricardo Cozac 

O que motiva você a se tornar um corredor? Qual o seu real desejo? Quanto de si está disposto a doar neste processo? Você quer ser um vencedor ou apenas se contenta em cruzar a linha de chegada? Estas são algumas das questões que todos devem procurar responder antes de iniciar a prática esportiva. Conhecer a fundo os motivos que o levam à ação é parte fundamental do plano de sucesso nesta nova jornada de saúde.

O autoconhecimento tem estreita relação com concentração, controle da ansiedade e cumprimento de metas. É comum aqueles que não correm para vencer adversários, mas para se sentirem satisfeitos e realizados pelo simples fato de ultrapassarem a linha de chegada. São os corredores que estão orientados para a realização, e os adversários e principais obstáculos estão neles próprios.

Tanto para quem deseja aprimorar forma física e qualidade de vida, como para atletas de alto rendimento, seguem algumas dicas de motivação relacionadas com o treinamento esportivo, sem perder de vista os bons momentos proporcionados pela atividade física:

1) Conheça a fundo seu repertório motivacional e quais suas possibilidades de obter satisfação e prazer na prática esportiva.

2) A concentração, se bem trabalhada, é uma aliada importante. Do contrário, será certamente a principal adversária. Procure o trabalho de um especialista na área. Os avanços da Psicologia do Esporte auxiliam na manutenção da melhor condição mental e emocional nos treinos e provas.

3) Nervosismo e maratona não combinam. Se você estiver muito ansioso, vale a pena rever alguns conceitos e objetivos de sua escolha da modalidade esportiva.

4) Ao elaborar seu plano de metas, procure tarefas que sejam possíveis de serem realizadas. Faça um calendário e registre seus avanços. Trabalhar as metas com seriedade é como construir uma casa com um alicerce forte e bem estruturado.

5) Não desanime no primeiro obstáculo. Afinal, os grandes vencedores abdicaram de muitos desejos em nome de um objetivo maior. Para conseguir o “algo a mais” é preciso estar disposto a progredir. Nestes momentos, procure se lembrar de todos os esforços para chegar até este ponto. Por que não tentar ir um pouco mais além?


**João Ricardo Cozac é psicólogo do esporte e presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte, membro acadêmico do laboratório de Psicossociologia do Esporte da USP. Atendimento a atletas de diversas modalidades e categorias - cursos e palestras de Psicologia do Esporte - acesse : www.appeesp.com | secretariapsidoesporte@uol.com.br