6/03/2013

Corra

· em Saúde.


elegância

Pensando sob o ponto de vista da prática esportiva, manter a elegância é um dos seus objetivos, além dos aspectos relacionados à saúde, principalmente na prevenção de diversas doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, a hipertensão arterial e diversos tipos de câncer, só para citar algumas.

Mas hoje eu quero falar da elegância de forma abrangente, não esta relacionada a um corpo bem delineado e sem os “pneuzinhos” abdominais.

Sempre há de se ter elegância, mesmo quando se é colocado em situações constrangedoras. Nestas horas têm-se, inicialmente, vontade de perder a linha, de partir para o tudo ou nada. Isso não vai adiantar, só servindo para levantar mais poeira e jogar merda no ventilador, que só vai te expor ainda mais.

É nessas horas que devemos ter outro tipo de elegância. É a elegância da conduta, de saber colocar as palavras de uma forma correta e no momento exato. Saia daquele ambiente e evite conviver com a situação. Deite no seu travesseiro e curta aquele horrível aperto no coração. Um dia vai passar.

Quanto tempo? Não sei e acho que ninguém sabe. Não é matemático, não existem fórmulas para se chegar a qualquer resultado. É o emocional que está envolvido e sendo assim só o tempo.

Recentemente tivemos no Rio de Janeiro um acidente de ônibus que levou a morte de algumas pessoas. Tudo provocado por uma reação “não elegante” de um passageiro que agrediu o motorista do veículo. O motivo foi o condutor não ter parado em um ponto para que o agressor pudesse descer.

Precisamos ter reações elegantes no nosso trabalho (quantos chefes temos vontade de esganá-los), com os nossos clientes (quantas vezes temos vontade de jogar um contrato para o alto) e nos nossos relacionamentos (quem nunca teve vontade, um dia, de apertar o pescoço de uma namorada ou de um namorado, de um marido ou de uma esposa).

Reações desse tipo não levam a nada, só pioram as coisas. Tenha sabedoria e elegância. Não existe verdade melhor que o tempo. O tempo não é ludibriado por ninguém.

Agora, se quiser de uma ajuda para ultrapassar esse momento, corra. Isso mesmo corra muito. Dê uma, duas, três voltas na Lagoa. A endorfina produzida vai te ajudar a ser mais sábio, enfrentar melhor a situação adversa e, obviamente, ser mais elegante, em todos os sentidos.